O impacto da iluminação de LED no meio ambiente
Sustentabilidade nos remete, imediatamente, ao cuidado com o meio ambiente, mas vai muito além disso. Seu foco, na verdade, está no constante gerenciamento de recursos e na conservação do planeta em prol de um futuro melhor.
Casas, carros, empresas e linhas de produção consomem, todos os dias, elementos como água tratada e energia elétrica, emitindo poluentes no ar, na água e no solo.
Assim, a geração de energia de forma renovável é a melhor alternativa para diminuir o impacto negativo causado no meio ambiente. Para isso, aproveita-se o sol, o vento, a água e até técnicas que surgiram nos últimos anos, como biocombustíveis e o LED.
Mas como o LED pode ser sustentável?
Muitas pessoas podem não saber, mas as lâmpadas de LED são totalmente sustentáveis. Elas não contêm elementos poluentes ou contaminantes, como as fluorescentes, reduzindo, assim, a quantidade de lixo gerado.
Além disso, o LED tem baixo consumo de energia, proporcionando economia para o usuário e diminuição da necessidade de geração de energia elétrica, reduzindo os impactos ambientais. Por emitir menos calor do que as fontes tradicionais, ainda ajuda a economizar energia de outros produtos, como o ar condicionado.
Assim, tais lâmpadas chegam a gerar uma economia de até 90% nas contas de luz e duram entre 30 e 50 mil horas, contra apenas mil das convencionais.
A estrutura das lâmpadas de LED é 95% feita de material reciclável, o que torna o descarte mais fácil em relação às outras. Além disso, reduzem o uso de ar-condicionado e ventiladores já que não aquecem o ambiente quando acesas.
LED na iluminação pública
A sustentabilidade também é um assunto que deve ser considerado fundamental pelas empresas e poder público. Na iluminação pública, o LED passou a ser utilizado para, além de diminuir o consumo de energia elétrica, deixar as cidades mais iluminadas e seguras.
A iluminação pública é responsável por 25% das emissões de dióxido de carbono. Em contrapartida, uma luminária de LED é capaz de evitar a emissão de 0,4 toneladas de CO2 na atmosfera. Se multiplicado pelos milhares pontos de luz de uma cidade, a quantidade de gases que deixará de poluir o planeta é ainda mais significativa.
A Oeiras Luz busca levar maior eficiência energética para o Brasil através da modernização da iluminação pública.